sábado, 29 de setembro de 2012

Genteeeee. Olha que imagem linda e tocante.
Casamento na Biblioteca Pública de Boston.


LEIA PARA UMA CRIANÇA

Pessoaaaal. Ano passado eu recebi os livros do Projeto Leia para Uma Criança do Banco Itaú. Já está disponível para fazer o pedido esse ano, aproveitem!

http://www.itau.com.br/itaucrianca/

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Podes ser pobre, os teus sapatos podem estar rotos, mas a tua mente é um palácio."
Frank McCourt

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A importância da leitura.

Tereza Saraiva 


As avaliações nacionais e a internacional – PISA – têm evidenciado o baixo desempenho escolar dos alunos da educação básica brasileira. Nossos resultados, ressaltam o mau desempenho em leitura, a dificuldade de compreender um texto, localizar e associar informações, tirar conclusões. A deficiência na leitura interfere no desempenho escolar dos alunos, nas demais disciplinas. Muitos erros cometidos em matemática ocorrem em consequência da incapacidade de ler e compreender o enunciado de uma questão, de um problema. Para melhorar a qualidade da educação brasileira, faz-se necessário criar, nos alunos, o hábito da leitura e desenvolver a capacidade de compreender textos complexos. Este esforço não pode ficar restrito à ação da escola. O hábito da leitura começa em casa.
As famílias devem influenciar seus filhos para que estes adquiram o salutar e prazeroso hábito, oferecendo desde cedo, não só seu próprio exemplo de leitor, mas colocando, à sua disposição, jornais, revistas, livros que despertem seu interesse, adequados à idade e ao seu nível de letramento. Lamentavelmente, o hábito da leitura não é uma constante entre os brasileiros. Subtraindo os que não sabem ler, é grande o contingente que não conviveu num ambiente cultural, nem em suas casas, nem na maioria das escolas que frequentaram ou frequentam. Em casa, não foram incentivados pelos pais a valorizar a cultura, para ampliar-lhes os horizontes, preparando o terreno para uma eficiente escolaridade.
Nas escolas de educação básica, também, não encontraram esse estímulo. Não é comum a existência de bibliotecas e quando existem, não é raro encontrá-las fechadas. São bibliotecas mortas. Os livros lá estão sem cumprir a finalidade de enriquecer o imaginário dos alunos. Além disso, o acervo é o mesmo de muitas décadas. São bibliotecas que não se beneficiaram da necessária aquisição de novos livros para sua atualização e enriquecimento. Além disso, pelo exíguo tempo diário de aula, os professores raramente destinam tempo suficiente para a leitura, que não precisa, necessariamente, ser só de clássicos da literatura, mas de jornais, revistas, gibis e blogs, na internet. Nossas escolas não estão preparadas para formar leitores. A começar pelos professores, que, em geral, não têm o hábito da leitura. Para que os alunos aprendam a ler e a decodificar o que leem, é necessário que os alfabetizadores dominem a técnica da leitura.
Para despertar o gosto pela leitura é necessário também, que os professores desenvolvam atraentes projetos, como, por exemplo, as rodas de leitura, que podem ser eficazes em qualquer idade. É preciso, também que os projetos contemplem gêneros diferentes de leitura. Uma outra iniciativa para desenvolver a habilidade e o gosto pela leitura, é tirar a exclusividade do ensino da leitura dos professores de língua portuguesa, dividindo esta responsabilidade com o resto do corpo docente. Para despertar o interesse dos alunos para a leitura, é necessário que os alunos decidam com os professores quais os livros que querem ler e em quanto tempo.
A leitura de um determinado livro, porque o professor o considera interessante, não é o melhor caminho para incentivar o interesse do aluno. O esforço feito pelos professores não será suficiente para transformar os alunos em leitores. Será mais fácil atingir essa meta, se eles encontrarem fora da escola, em casa, entre os amigos, na biblioteca do bairro, o mesmo ambiente de estímulo. A sociedade brasileira sofre da ausência de uma cultura que estimule a leitura.
O Brasil tem uma biblioteca pública para cerca de 33 mil habitantes. Setenta por cento das escolas públicas nem sequer possuem bibliotecas. O brasileiro lê, em média, 4,7 livros por ano. Nos Estados Unidos e na França, a média é 10, e na Finlândia, 21. Isto tudo nos leva a concluir que não será tarefa fácil, em curto prazo, melhorar o nível de leitura de nossas crianças e jovens e fazer, dos brasileiros, leitores habituais. Mas não há de ser por isto que devemos esmorecer.
Talvez só possamos incutir o hábito da leitura, na próxima geração. Para isto, temos que começar já. Cabe aqui lembrar o exemplo da Coreia do Sul. Há 60 anos, o país tinha altos índices de analfabetismo e quase a metade das crianças e jovens estava fora da escola. Há 40 anos, foi feita uma reforma educacional que apostava na leitura como base. Bibliotecas exclusivas para crianças foram instaladas em Seul, financiadas por empresas e fundações. Uma das maiores redes – Crianças e Bibliotecas – nasceu da iniciativa de um grupo de mães, preocupadas com o futuro dos filhos.
Hoje, na avaliação internacional – PISA – a Coreia do Sul está no topo do ranking, ultrapassando a Finlândia. O Brasil precisa mirar-se neste e em muitos outros exemplos, para formar uma geração de leitores. Começando pelas crianças e adolescentes que frequentam nossas escolas, formaremos futuros adultos que, por terem adquirido esse saudável hábito, o transmitirão a seus filhos, incutindo no povo brasileiro, o amor pela leitura. Com isto, além de melhorarmos o desempenho escolar dos alunos, teremos uma população com melhor nível cultural.
Não é uma tarefa impossível, no que se refere ao sistema educacional brasileiro. Já provamos, nas últimas décadas, que conseguimos resolver vários desafios de natureza quantitativa. Precisamos encontrar as respostas para os problemas qualitativos, dentre os quais avulta a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem que, embora dependa de vários fatores, externos e internos aos sistemas de educação básica, tem no domínio total da leitura e da escrita, por parte dos alunos, um importante e decisivo fator para melhorar o desempenho escolar das crianças e jovens e o padrão cultural dos adultos de amanhã.
Fonte: Folha Dirigida 

Quanto vale um professor?


O Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do PT, anunciou um aumento de pouco mais de 22% para as quarenta horas semanais trabalhadas pelos professores de nível médio. Teoricamente, o reajuste deveria beneficiar todos os Estados brasileiros, por se tratar de piso salarial nacional aprovado pelo Congresso em 2008 e convertido em lei federal. Mas a realidade não é bem assim: muitos Estados não cumprem a lei porque seus governantes alegam não existir recursos para remunerar os educadores com um salário digno. Alagoas é uma exceção nesse contexto, já que, no ano passado, o governador equiparou o salário da rede de ensino público estadual ao piso nacional, que agora passa para R$ 1.451, retroativo ao mês de janeiro. É notória a carência de professores no Brasil, segundo dados coletados pelo próprio Ministério, que registra um deficit de 710 mil profissionais, dos quais 235 mil só no Ensino Médio.
Ao que tudo indica, o prazer de ensinar já não é tão atraente. Infelizmente, educação nunca foi prioridade neste País, menos ainda nos Estados do Nordeste, onde as escolas, em sua maioria, são sucateadas, entregues ao total abandono. Alunos de Estados e municípios, em geral, são tratados com desdém, mais parecendo ônus para os gestores que renegam a obrigação constitucional de estimular e oferecer condições de educação indistintamente para todos. Lembremos os casos recentes em Maceió onde escolas, há anos sem assistência da Secretaria de Educação, quase chegam a provocar tragédias imperdoáveis. A Escola Municipal Floriano Peixoto, no distrito de Ipioca, de tão abandonada pela gestão pública está invadida por bichos peçonhentos, ratos, baratas, escorpiões; o mato sobe no teto e as salas são sujas, imprensadas, sem circulação de ar.
Um analista federal, sem nenhuma pós-graduação, ganha em torno de 8 a 12 mil reais. Um fiscal de renda ganha 16 mil. No Senado Federal, segundo o Correio Brasiliense, os auxiliares legislativos, como ascensoristas e motoristas – funções de nível fundamental –, podem ter o teto da carreira estipulado em quase 17 mil. Um motorista do Senado ganha mais que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata. O chefe responsável pela garagem, também do Senado, ganha mais que um oficial-general do Exército. É muito difícil compreender tamanho disparate. Todas as profissões técnicas, intelectuais, religiosas, passam pelo professor. Qualquer que seja a atividade exercida, todas passam pelo professor. É humilhante ser professor no Brasil!
Fonte: ALOÍSIO ALVES – publicitário e membro da Academia Palmeirense de Letras – Gazeta de Alagoas (07.03.2012)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Entre o espelho e eu - Lorene Patigra

Vale a pena conferir!
Sinopse :

Quando um homem é traído pela única pessoa no mundo que amava, ele pode ficar disposto a tudo, inclusive a matar por amor. Depois de ser condenado a vários anos de prisão por causa do assassinato de sua esposa, Hector Romeu decidi escolher as mulheres mais belas e bem casadas do país para provar que o amor não existe, que esse sentimento, na realidade, não passa de uma expectativa ilusória. Acontece que ao selecionar suas vítimas e colocar o seu plano em prática, uma trama surpreendente toma conta de seu coração quando uma de suas vítimas o aproxima novamente do amor. Aprisionado outra vez pelo calor da paixão e pelo fogo do desejo, Hector não percebe que está sendo conduzido para a mais perigosa rede de intrigas da sua existência. E assim, entre mentiras e segredos, o fenômeno de assassino que transforma-se em herói, destrincha o que de fato é o amor e quem, sinceramente, é capaz de amar.

Leia um livro...

“A velocidade das transformações do mundo dependem de quanto o homem investe em Educação e como ele a direciona. Se para o bem o futuro se fará hoje.”
Professor Romilson

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

• Sussurro •

Sinopse: 
Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.
Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais que ela do que seus amigos mais íntimos.
Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida.


"Ela escondia com palavras o que eu publicava com silêncio."
( Dom Casmurro)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Nunca está só quem possui um bom livro para ler e boas ideias sobre as quais meditar."
Renato Kehl

"...Jamais peça para alguém amá-lo.Jamais peça para alguém admirá-lo.Amor,admiração,bem como respeito,são construídos sem pressão,no solo insubstituível da liberdade.São frutos de imagens construídas nas janelas mais íntimas do inconsciente..."
Augusto Cury

AS MAIS 2 - Patricia Barboza

Genteeee olha que lindooo!
 Site da Autora e informações sobre o livro: http://patriciabarboza.com/2012/08/01/capa-as-mais-2/

Não conte para a mamãe, de Toni Maguire


A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não conte para a mamãe, poderia ser uma pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai.

Não conte para a mamãe, de Toni Maguire, é um livro de cortar o coração, porque é a história de uma infância de terror narrada em primeira pessoa, e a viagem emocional aos primeiros anos de uma mulher com marcas indeléveis no corpo e na alma.

Rosa Negra - Nora Roberts

Aos 47 anos, Rosalind Harper é uma mulher com muita experiência de vida, capaz de passar pelas maiores provações sem esmorecer. Com três filhos criados, ela sobreviveu a dois casamentos, o último desastroso, e construiu um viveiro, de onde tira seu sustento. Para ela, o amor é algo que ficou para trás.
Com o passar dos anos, o viveiro deixou de ser apenas um ganha-pão e se tornou muito mais que isso, um símbolo da esperança e da independência de Roz, que divide o negócio com mais duas mulheres: Hayley e Stella, suas companheiras para todas as horas. As três são o futuro do viveiro.
Mas agora esse futuro corre perigo, e Roz sabe que elas não podem lutar sozinhas contra o fantasma da Noiva Harper. Contratado para descobrir os ancestrais de Roz Harper, o dr. Mitchell Carnegie se vê intrigado com a própria Roz. E, conforme o mistério por trás da identidade da Noiva Harper começa a se desfazer, ela percebe com espanto que se vê atraída pelo genealogista. Se antes ela acreditava que o amor não teria mais vez em sua vida, agora ela fará de tudo para agarrar com unhas e dentes a nova chance que o destino lhe ofereceu.

As Aventuras de Jack Brenin - Volume 2


Depois de viver a emocionante aventura que transformou sua vida em A Noz de Ouro, Jack Brenin está de volta ao presente com Camelin, de posse da noz de ouro e de sua varinha de condão – mas não ficará aqui por muito tempo. Agora que tem certeza de ser O Eleito descrito na antiga profecia, nosso herói precisa combater os medos que ainda existem em seu coração e reunir toda a sua coragem antes de embarcar em sua missão mais importante. E precisa ser bem-sucedido, se não quiser desapontar seus novos amigos, Nora, Elan e os morcegos Charkle e Timmery, que contam com ele mais do que nunca.
· · · alguns segundos atrás ·

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sabe quem é essa pessoa lindaaaa da foto?
MIRELLA FERRAZ. Autora do livro Sereias - O Segredo das Águas.

Um arrasooo!
 

• Sereias - O Segredo das Águas - Mirella Ferraz •


Sinopse:

“E então aconteceu... a mágica chegou... e não existiam pernas e pés ali, mas sim um manto de escamas com mil tons de anil, verde e dourado. Uma cauda de peixe... uma cauda de sereia!” Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia. E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares... “Fiquem então em silêncio e apurem seus ouvidos, porque podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...”.

BOM DIAAAAAAAAAAA

Faça dessa quarta- feira um dos melhores dias da sua vida. SORRIA!
Agradeça a Deus por estar vivo e por ele ter feito um ser humano tão especial, importante e essencial para o mundo...VOCÊ!
Seja diferente, faça a diferença!


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curiosidades!

Sabia que:
Em Istambul existem “Bancos livros” que foram criados com o objectivo de incentivar a população a ler?
É um verdadeiro convite à leitura.

Esse garoto é demais!

Danilo Bezerra Vieira é um adolescente que vive no sítio Três Altos, zona rural de Almino Afonso, interior do Rio Grande do Norte. Dentro da própria casa, Danilo iniciou uma pequena revolução no bairro e na sua vida. Transformou a sala da casa onde mora com os pais– o agricultor Francisco Vicente Vieira, 53 anos, e a dona de casa Mara Núbia Bezerra, 40 anos – numa Biblioteca Comunitária Juscelino Kubitschek. Atualmente são 2.137 livros, todos catalogados à mão, pois não tem computador.

Confira a entrevista exclusiva ao Blog do Tas http://bit.ly/NH7gIh
Qualquer livro que ajude uma criança a criar um hábito de leitura, que faça da leitura uma das suas profundas e continuas necessidades, é bom para ela!

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

Vocês já ouviram falar da "Codex Giga" , ou como é mundialmente conhecida :
"A Biblia do Diabo"

Codex Giga, em latim significa o “Grande Livro”. Um livro que já foi considerado a oitava maravilha do mundo.

Codex Giga ou mais conhecido como a Bíblia do Diabo é o MAIOR MANUSCRITO MEDIEVAL DO MUNDO!! Possui 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura, pesando aproximadamente 80 kilos e contendo mais de 300 páginas. Esse livro contém a Bíblia em latim e mais diversos outros textos, entre documentos históricos, ilustrações e um extenso formulário de magia e curas medicinais.

Cobiçado pelos poderosos, roubado como espólio de guerra, mantido em segredo por um imperador romano. O código inspirou medo e obsessão por sua posse.

O nome Bíblia do Diabo se deve à uma enorme ilustração do Diabo no interior do livro, bem como à lenda que envolve a sua criação. Seu escriba teria sido um monge que quebrou seus votos monásticos e, por este motivo, foi condenado à uma punição terrivel.

Em meados do século 13 dizem que ele cometera um crime contra a igreja e os monges mais velhos reuniram-se para puni-lo. Ele poderia ser morto de diversas formas, mas a escolhida foi a mais cruel possivel: Ele seria emparedado, ou seja, colocado em pé em um espaço na parede ainda vivo e gradativamente tijolo a tijolo o selaria atrás desta para sempre.

Quando o monge recebe com temor a sentença, prosta-se aos pés dos monges e suplica pela sua vida ,e que provaria sua fé, escrevendo uma obra tão grandiosa que conterá partes da Bíblia Sagrada e conhecimentos que seu monasterio nunca mais seria esquecido pela história. Propôs que já que era um escriba escreveria esse livro em uma só noite. Os monges ali presentes riram de tal absurdo.(Atualmente, cientistas estimam que seriam necessários ao menos 20 anos de trabalho ininterrupto para concluir o livro)

A noite já ia alta quando o monge percebeu que era impossível concluir tal tarefa em tão pouco tempo.

Foi então que o monge, aparentemente desiludido com a graça divina, recorreu à Lúcifer para que o ajudasse a terminar seu trabalho e salvar sua vida. Em troca, ofereceu sua alma ao anjo caído, que finalizou a obra naquela mesma noite. Como agradecimento, uma imagem do Diabo foi incluída em uma página inteira.

A intervenção de Lúcifer na confecção deste intrigante manuscrito continua sendo um mistério. Mesmo as mais cuidadosas análises da escrita utilizada no livro não são capazes de identificar qualquer perturbação no padrão uniforme do Codex. Em nenhum momento são verificados sinais de envelhecimento, doença ou estado de espírito do escriba, fazendo com que a lenda da ajuda diabólica continue sendo um dos maiores enigmas deste manuscrito.

Então, o que dizem é que, assim como os Evangelhos da Sagrada Bíblia foi criado pela mão de Deus, o Codex Gigas foi criado pela mão do Diabo.

Uma equipe de especialistas e cientistas realiza uma investigação sem precedentes sobre os segredos do Codex Giga ou “A Bíblia do diabo”. Esse livro que se encontra na Biblioteca Nacional da Suécia, será analisado com luz ultravioleta e grafologia para que os seus segredos sejam desvendados.

Uma semana iluminada!

Bom diaaaa pessoas lindas.